ID-100308657Através de uma pesquisa, realizada pelo Nielsen Ibope, constatou-se que o número de usuários de smartphone com internet está quase chegando no de usuários de computador e que muitos usam o celular antes de dormir. Dentre os entrevistados, quase metade da população usa o smartphone antes de dormir. No caso dos adolescentes, esse hábito chega a 62% dos entrevistados. O uso também é grande para aquelas pessoas que estão à espera de alguma coisa, assistindo TV, acabaram de acordar ou estão no banheiro.

Ainda que sejam praticados pela maioria dos entrevistados, esse hábito de usar o telefone não faz muito bem à saúde. Algumas pesquisas indicam que, ao jogar no celular ou até mesmo ler mensagens enquanto está no banheiro possibilita a contração do esfíncter, fazendo com que o seu tempo no banheiro seja mais que o esperado.

De acordo com o doutor da Escola de Medicina da UCLA na Califórnia, Dan Siegel, as pessoas, ao utilizarem os smartphones antes de dormir, estão expondo seus olhos a uma corrente de fótons oriunda desses objetos, que basicamente fala para o seu cérebro que ainda não está na hora de dormir.

Por conta dessa corrente de fótons que o olho recebe através do uso do celular, a secreção de melatonina pelo seu cérebro é prejudicada, demorando mais para acontecer, fazendo com que você acabe dormindo mais tarde. Existem casos em que uma pessoa precisa acordar cedo no dia seguinte pode deitar às 22h ou 23h, mas fica no celular por mais uma hora até pegar no sono.

E isso pode ocasionar alguns problemas como, por exemplo, a falta de limpeza das toxinas geradas pelo neurônio que é feita pela glia e isso está relacionado com o fato de você dormir apenas cinco horas, ao invés de sete a nove.Com isso, sua atenção, memória e a capacidade de resolver problemas ficam debilitadas. E, segundo Dan, isso pode até prejudicar o funcionamento da insulina, que ajuda a regular o metabolismo do corpo. Assim, você fica mais suscetível a ganhar peso porque você tende a comer mais.

Fonte: Tecnoblog

 

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem