1dfb68_4e1aa672b233d81f44f3639fbb911bf2

De acordo com Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, é possível prevenir a catarata através do uso de lentes que protejam os olhos dos raios solares desde a infância.

Tendo como principal característica ser causadora da cegueira curável ou evitável, a catarata, conforme afirma a médica oftalmologista, possui um maior índice nos países tropicais como no Brasil e se manifesta com uma frequência maior em pessoas com idade acima de 50 anos e isso está relacionado com o fato de que desde criança as pessoas têm a visão exposta aos raios solares e o efeito ocasiona se dá de forma cumulativa e ao longo da vida.

Por isso, é recomendado que as pessoas em qualquer idade utilizem óculos de sol ou de grau que ofereçam proteção 100% contra os raios UVA e UVB. Conforme ressalta a doutora, uma das alternativas para as pessoas que utilizam óculos de grau é a utilização de lentes fotossensíveis que, além de proteger os olhos contra os raios solares nocivos, promovem uma adaptabilidade a luminosidade do ambiente, proporcionando um maior conforto visual.
Hoje esse problema acomete 20% dos brasileiros e para que ele seja evitado é recomendado que se tenha visitas ao oftalmologista de forma anual ou semestral, realizando exames de vista periódicos, e sendo acompanhado desde a infância. Porém, além da catarata, existem outra enfermidade que acometem a visão e podem levar a cegueira como o glaucoma que não apresenta sintomas, mas, se diagnosticado a tempo pode ter tratamento.

 

Fonte: Bonde

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem