cocarolhos

Para alerta as pessoas o cirurgião oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, enumerou 6 erros que as pessoas cometem em relação a saúde dos olhos e que, em alguns casos, não se dão conta do mal que estão fazendo.

1) Não retirar as lentes de contato antes de dormir, ainda que seja no sofá
Durante o sono o nível de lubrificação dos olhos diminui bastante, e as lentes podem ressecar junto com o globo ocular e desencadear uma série de problemas. Se você for tirar um cochilo por mais de vinte minutos, remova as lentes antes. É importante ressaltar que ao utilizar as lentes de forma prolongada, você está submetendo a saúde dos seus olhos a um risco entre 10 e 15 vezes maior de desenvolver uma úlcera na córnea quando comparadas às lentes de uso diurno.

2) Coçar os olhos sem parar
Sendo altamente prejudicial para a visão, coçar o olho sem parar além de aumentar as chances de romper pequenos vasos sanguíneos e provocar uma inflamação ocular, pode resultar em uma infecção ou em doenças como o astigmatismo e o ceratocone”;

3) Passar o dia todo e parte da noite conectado ao telefone celular
Além de as pessoas, geralmente, trabalharem no computador elas acabam passando horas conectadas com seus smartphones e devido ao tipo de radiação que esses dispositivos emitem, que pode ser quase tão prejudicial aos olhos quanto a radiação ultravioleta através da exposição dos olhos ao sol sem proteção. Dentre os sintomas mais comuns estão dores de cabeça, lacrimejamento excessivo e cansaço visual, por exemplo.

4) Abusar dos colírios

O uso abusivo desses medicamentos pode estimular um ciclo vicioso e isso influenciará quando paciente precisar realmente de um colírio, em que para pode tratar do problema o oftalmologista terá de prescrever um medicamento mais forte.

5) Sair de casa sem óculos de sol
Os raios UV deterioram a visão, levando à formação precoce de catarata, degeneração macular, até mesmo de tumores benignos e cancerosos na superfície dos olhos. As lentes escuras devem bloquear pelo menos 99% dos raios UVA e UVB. Quem passa bastante tempo ao ar livre deve preferir lentes polarizadas, tratadas para reduzir o brilho.

6) Dormir de maquiagem
Os cuidados devem começar já ao fazer a maquiagem. Alguns tipos de sombra podem arranhar o cristalino e causar irritação caso entrem em contato direto. Até mesmo durante a aplicação do rímel é preciso dobrar atenção, já que é muito comum o aplicador atingir a parte interna dos olhos. Outro cuidado fundamental é descartar toda maquiagem vencida, já que pode desencadear alergias severas, irritação, vermelhidão e sensação de areia nos olhos. Se isso acontecer, é importante lavar os olhos com bastante água fria e buscar ajuda especializada”.

Fonte: BemParaná

 

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem