Em meio as altas temperaturas que somos submetidos, buscamos nos refrescar na piscina, na praia ou mesmo sob o friozinho do ar-condicionado. E, como atitude indispensável tem-se o isso do protetor solar que ajuda a proteger a pele no verão, porém, as pessoas acabam esquecendo de proteger os olhos nessa época do ano. De acordo com Kátia Mello, oftalmologista e diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, no Rio de Janeiro, no verão deve-se ter um cuidado extra com os olhos pois eles são muito sensíveis à radiação solar e a infecções virais e bacterianas.cuidado_com_olhos

Além da conjuntivite, que é considerada a doença mais comum nesse período do ano, quem se expõe ao sol sem os devidos cuidados estará sujeito a catarata, ao pterígio, à degeneração macular senil, a tumores da córnea e conjuntiva, entre outras. Com isso, a Dra. Kátia Mello recomendou alguns cuidados que você pode tomar para cuidar da saúde ocular neste verão. São eles:

-Uso de óculos de sol com UVA e UVB;

-Evite a exposição direta ao sol e ao vento;

-Evite coçar ou passar as mãos sujas aos olhos;

-Evite o contato do seu suor com os olhos;

-Mantenha as mãos limpas e lave o rosto com água corrente e potável ao sair do mar, rio ou piscina;

-Evite o empréstimo de óculos de sol, toalhas ou outros objetos de uso pessoal com terceiros;

-Não use colírios sem recomendação médica;

-Proteja seus olhos do contato com produtos químicos, como cloro, bronzeador e protetor solar;

-Não abuse do ar-condicionado, visto que a exposição dos olhos exagerada ao frio pode resultar na síndrome do olho seco e infecções como conjuntivites, principalmente se o estiver muitas pessoas em um mesmo ambiente.

Fonte: Baixada Fluminense

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem