hand frame #5

Hoje em dia é comum a pessoas terem dúvidas sobre os cuidados com a visão e, com isso, a Dra. Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto, resolveu esclarece alguns mitos e verdade sobre a saúde dos olhos.

Muitas pessoas acreditam que o uso diário do colírio ajuda a manter o bem-estar da saúde dos olhos, porém, isso não passa de um mito. O colírio, como outro medicamento, requer uma prescrição médica e só deve ser utilizado diariamente caso algum oftalmologista recomende. E, para aquelas pessoas que acham que o colírio ajuda a manter os olhos limpos, o que ajuda na limpeza dos olhos são as lágrimas.

Outra situação em que as pessoas ficam com algumas dúvidas é no que diz respeito ao uso prolongado do computador e a permanência das pessoas por muito tempo em locais climatizados, em saber se isso requer um cuidado com a visão. Sim pois, quando estamos no computador ou em um ambiente climatizado o número de piscadas do olho diminui e isso ocasiona um problema conhecido como Síndrome do Olho Seco e para que esse problema não ocorra recomenda-se que a pessoa busque um profissional para que ele recomende com que frequência a pessoa deve utilizar um colírio para lubrificar os olhos.

Existem casos em que as pessoas, ao lavarem o rosto, acreditam que estão limpando os olhos, porém, isso depende da oleosidade da pele. Quando a pele não apresenta oleosidade, ao lavar o rosto os olhos também ficam limpos, mas, quando a pele apresenta oleosidade, é necessário que a pessoa pelo menos uma vez por dia realize a higienização dos cílios, das pálpebras e dos cantinhos dos olhos, ajudando na remoção de secreções e evitando a coceiras, irritações ou, até mesmo, a conjuntivite. Deve-se também evitar colocar a mão nos olhos.

Uma outra dúvida que se tem é quando se fala em utilizar camomila como remédio caseiro que auxilia na saúde dos olhos e isso não passa de um mito pois, ainda que a camomila tenha um aspecto calmante, ou seu contato com o olho pode ser secante, além de em seu extrato poder conter pólen e ocasionar alergias.
Por fim, outras incertezas que as pessoas têm é quanto ao uso de cosméticos se podem ou não causar problemas nos olhos. Ao compartilhar maquiagens, por exemplo, deve-se ter um cuidado muito grande pois caso a pessoa possua algum problema ocular como a conjuntivite, esse problema pode ser transmitido através do empréstimo de maquiagem.

Além do empréstimo de maquiagem, algumas pessoas dormem de maquiagem e isso pode ocasionar uma inflamação na pálpebra, alergias ou outras irritações. Porém, ainda que se tenham produtos específicos para a remoção de maquiagem é preciso ter cuidado para que esses produtos não entrem em contato com os olhos.

Fonte: Bonde

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem