De acordo com a oftalmologista Amanda Paz, o uso de celulares, tablets e computadores em excesso tem como consequência o olho seco já que quando ficamos expostos a esses dispositivos a frequência com que o olho pisca tende a diminuir. E ela indica que ao usarmos esses dispositivos devemos fazer pausas e buscar piscar os olhos.
O ato de piscar, segundo Amanda, auxilia na distribuição das lágrimas, mantendo a regularidade da superfície e a proteção do olho e, com o olho seco acontece a vermelhidão nos olhos, a sensação de areia nos olhos, dor ao final do dia e alguns machucados no olho.
Além desses problemas causados por conta do olho seco, podem ser ocasionadas doenças como diabetes e artrite. Porém, para que evite que os olhos fiquem secos, recomenda-se o uso de colírio, mas, para isso, é necessário que a pessoa procure a orientação de um especialista, já que o tipo de colírio e a dosagem varia de pessoas para pessoa.
Segundo a médica, foi recomendado pela Academia Americana de Pediatria que crianças com idade a cima de 2 anos fiquem no máximo duas horas em frente a esses dispositivos.
E ela alerta ainda que segundo pesquisas, o aumento da existência de miopia nas próximas gerações do futuro está atrelado a predisposição genética e ao esforço que eles fazem para perto.
Fonte: Cidade Verde