Atualmente a moderna cirurgia de catarata faz muito mais do que curar a catarata, segundo o médico com as lentes intra oculares, exames pré operatórios de qualidade e modernos equipamentos a cirurgia faz a correção dos erros refrativos

lensxcirurgiadecatarata_-_hospital_de_olhos.jpg (1280×720)

O envelhecimento da população no Brasil vem aumentando ano a ano, hoje já somam 27 milhões de pessoas e alguns estudos estimam que esse contingente irá dobrar nos próximos 20 anos.

O aumento da expectativa de vida traz inúmeros benefícios, porém tem alguns malefícios, como doenças crônicas ou ligadas ao envelhecimento, uma dessas é a Catarata que atinge a visão e prejudica a qualidade de vida dos idosos.
A catarata é um processo de envelhecimento natural do olho, que atinge o cristalino e deixa a visão opaca,
comprometendo significativamente o dia a dia. O cristalino é uma espécie de lente por onde passam os feixes de luz, que atingem a retina e formam a imagem, quando a catarata afeta o cristalino esses feixes de luz tornam-se opacos reduzindo a acuidade visual.

Atualmente cerca de 500 mil brasileiros são diagnosticados com catarata todos os anos e com o crescimento da população idosa esse número só tende a aumentar. Segundo a OMS (organização mundial da saúde) a catarata é a principal causa de cegueira reversível do Mundo.

A boa noticia é que a oftalmologia tem avançado muito no tratamento da catarata. O único tratamento possível é a cirurgia, que consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente intra-ocular que cumpre o mesmo papel e com muita eficiência.

A moderna cirurgia de Catarata

O Dr. Irineu Antunes Neto (CRM 5199) especialista em Cirurgia de Catarata e um dos pioneiros no estado do Paraná nos explica, que atualmente a moderna cirurgia de catarata faz muito mais do que curar a catarata, segundo o médico com as lentes intra oculares, exames pré operatórios de qualidade e modernos equipamentos a cirurgia faz a correção dos erros refrativos (Miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), desta forma o paciente pode até mesmo não precisar mais dos óculos, em muitos casos os óculos são usados somente para ler no escuro, ou letras muito pequenas.

Cirurgia de catarata a laser

O processo da cirurgia de catarata até algum tempo ainda era manual, dependia muito da habilidade do cirurgião em “quebrar” e aspirar o cristalino com muito cuidado para não prejudicar os olhos, mas hoje com ao advento do laser femtosegundo a cirurgia na sua parte mais sensível (“Quebra da catarata”) é realizada com uma precisão incrível, ficando totalmente personalizada para o paciente, atendendo as características únicas daquele olho. O Dr. Irineu Antunes Neto nos explicou que o equipamento femtosegundo é muito rápido, preciso e utiliza tecnologia 3D para tornar a cirurgia ainda mais segura, é considerado um grande avanço na oftalmologia.

Lentes intra-oculares especiais

Outro componente importante da cirurgia de catarata são as lentes intra-oculares, essas lentes fazem o papel do cristalino depois da cirurgia. Hoje existem dezenas de modelos que atendem as mais variadas necessidades. Porém os pacientes que desejam ter uma visão ainda melhor do que antes, podem recorrer as lentes especiais que possuem tecnologia para corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e ainda a presbiopia (vista cansada).

A cirurgia é simples e rápida

Quando falamos de olho as pessoas ficam preocupadas, mas o Dr. Irineu Antunes Neto tranqüiliza os pacientes, contando que em muitos casos a cirurgia é realizada somente com um colírio anestésico, o paciente não sente dor e sai logo depois da cirurgia para casa, hoje a tecnologia permite muita segurança, precisão e qualidade no resultado final. A recomendação é buscar centros de referencia em oftalmologia para ter atendimento de ponta.

Quando devo procurar ajuda?

Não é preciso esperar a catarata ficar “dura” para operar, muitos pacientes sobretudo aqueles que estão no mercado de trabalho, procuram a cirurgia para obter mais qualidade de vida. É importante acompanhar com freqüência um oftalmologista, para cuidar não só da catarata, mas de outras doenças oculares até mais graves. O ideal é a partir dos 50 anos de idade já começar a pensar na cirurgia e a procurar um oftalmologista de confiança, para entender mais sobre o assunto.

Como prevenir a catarata?

Segundo alguns estudos a catarata não tem uma causa única, é o processo de envelhecimento que faz surgir, mas é recomendo manter uma alimentação saudável, pratica regular de exercícios, evitar o álcool e o tabagismo, essa atitude irá prevenir não só a catarata mais diversas outras doenças.

Fonte: Exame

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem