fig1_corneanormalxceratocone

Uma doença que é provocada pelo afinamento da córnea e que é ocasionada, na maioria dos casos, em crianças e adolescentes é conhecida como Ceratocone. As causas dessa doença são variadas como, por exemplo, alergia ocular e o uso demasiado de lente de contato.

Conforme aponta Rodrigo Lopes, médico oftalmologista, o contato entre as mãos durante a coceira nos olhos pode resultar em uma desfiguração da córnea. Segundo ele, essa doença é pouco falada por perder espaço para a miopia e o astigmatismo. Ele ressalta que o Ceratocone é uma doença visual que é mais comum do que se pode imaginar.

Como diagnostico inicial, deve-se observar se as crianças estão coçando o olho de forma demasiada ou se o grau das lentes aumenta de modo significativo todos os anos. A recomendação é consultar um especialista para se submeter a uma consulta médica. Consequentemente é realizado um exame oftalmológico adequado para que possa ser detectado os casos avançados.

Atualmente, o Ceratocone pode ser constatado através da Tomografia da Córnea, ressaltou o oftalmologista. Outros tratamentos ainda mais modernos são cross-linking e o anel intracorneano.

O cross-linking é realizado na fase inicial da doença, quando o paciente ainda possui uma boa visão. Por meio desse tratamento acontece uma alteração molecular nas fibrilas de colágeno da córnea que estimula o fortalecimento de sua estrutura, evitando o desenvolvimento da doença.

O Anel Intracorneano é um implante que é realizado dentro da córnea para corrigir as alterações ocasionadas pelo Ceratocone, possibilitando ao paciente a capacidade de recuperar a visão que foi perdida. Esse método permite, em alguns casos, a combinação como o Cross-Linking conforme ressalta Lopes.

Por fim, o oftalmologista recomenda que a população passe a frequentar o médico para que possam ser examinados de forma periódica e, além disso evitem o contato das mãos com os olhos para coçá-los.

Fonte: JP News

 

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem