Algumas dicas para cuidar bem de seus óculos :

Leva apenas um segundo – uma marca de dedo que aparece de repente em sua lente, fragmentos e poeira que dificultam sua visão ou umidade que cria uma película que embaça seus óculos. E agora? Muitos de nós pegamos o que estiver por perto – um lenço de papel, sua gravata ou até mesmo a manga da blusa. Na verdade, nada disso é bom para suas lentes. Cuidados adequados prolongam a vida útil de seus óculos – saiba algumas dicas:

Muitos usuários de óculos não têm consciência do fato de que uma limpeza inadequada pode prejudicar seus óculos. Pegue os lenços, por exemplo: Se você usar um para limpar suas lentes, eles pegam os fragmentos das lentes e vão raspando conforme você as esfrega. Com o tempo, esses pequenos arranhões vão gastando o vidro até causar arranhões visíveis.

hartschichten1

Diante disso, a melhor opção para limpar suas lentes deve ser um pano de micro-fibra. Ele remove oleosidade e umidade sem arranhar suas lentes ou deixar marcas. Para a limpeza regular de seus óculos, primeiro molhe-os em água corrente para remover o pó e fragmentos. Em seguida, coloque um pouco de detergente de pH neutro na água e, depois, seque levemente as lentes com um pano de micro-fibra (nunca esfregue com força). Dica: Ferramentas práticas para a limpeza diária de seus óculos são alguns produtos especiais. Esses produtos limpam suas lentes com cuidado e completamente, além de possuírem efeitos anti-estática, que mantêm seus óculos limpos por mais tempo, impedindo o acúmulo de muito pó e fragmentos.

Recomendação de limpeza: Lave os panos de micro-fibra em temperatura abaixo de 40º  e não coloque amaciante, pois ele pode deixar riscos na próxima vez que você limpar seus óculos!

Os tratamentos antirreflexo com efeitos hidrofóbicos produzem resultados similares, que dificultam que a poeira e umidade grudem em suas lentes. Eles não só diminuem significativamente a quantidade necessária de limpezas; mas o Teflon também proporciona uma vida útil mais longa para seus óculos.

O fato é que, depois que arranhões se instalaram, é impossível removê-los de lentes de plástico e de vidro. A prevenção é o melhor. Se seus óculos ficarem arranhados, você deverá trocá-los rapidamente. Apesar de a maioria das pessoas achar que é apenas um defeito estético, a luz é realmente espalhada pelos sulcos micro finos dos arranhões, podendo irritar seus olhos.limpar-oculos

Para um cuidado ideal de sua armação, recomendamos visitar seu optometrista a cada seis meses para que ele realize uma imersão em ultrassom. Virtualmente, todos os optometristas oferecem esse serviço de limpeza intensiva como um procedimento complementar que leva apenas alguns minutos e devolve a seus óculos e sua armação seu brilho original.

Lembre-se: Seus óculos precisam de sua própria casa. Uma caixa dura é o melhor lugar para seus óculos quando você não os está usando. Se você tiver de tirá-los e não estiver com a caixa em mãos, certifique-se de depositá-los em um lugar seguro com as lentes sempre para cima.

Lembre-se: Longas exposições às temperaturas de sauna ou ao sol do verão sobre o painel do carro são ruins para os dois – a caixa e os óculos.

Aposte nos óculos certos e proteja a visão

Hoje em dia, não é preciso gastar muito para ter óculos de sol de qualidade, os raios solares deixam marcas não só na pele, mas também nos olhos. Vista cansada, tontura, fotossensibilidade, aceleração da cegueira e catarata: os óculos de sol tanto podem ajudar na prevenção de doenças oculares quanto estimular a evolução de determinadas patologias.

Com tantos óculos importados sendo vendidos a preços irrisórios como sendo “originais”, é bem melhor usar nada em vez de óculos de sol sem proteção. Os óculos escuros normalmente dilatam a pupila de 20 a 30 vezes o seu tamanho normal, fazendo com que o olho vire um alvo fácil para a entrada da radiação UVA, UVB e UVC. E sem a proteção necessária, seus olhos ficarão bem mais comprometidos que com estes óculos sem qualidade.

Além desta dica sobre óculos de sol, veja abaixo algumas práticas básicas para prolongar a vida de seus óculos.

• Usar sempre as duas mãos para retirar e colocar os óculos do rosto;
• Lavar os óculos diariamente com água fria e detergente neutro. Evite água quente;
• Secar os óculos utilizando papel extramacio, evitando usar panos secos ou papel rústico, como papel toalha;
• Evitar contato dos óculos com produtos químicos como álcool, acetona ou outros tipos de solventes;
• Nunca descansar os óculos em superfícies com as lentes voltadas para baixo;
• Quando em desuso, manter os óculos acondicionados em estojos próprios de proteção;
• Evitar exposição ao calor excessivo como painéis de carro em dias de sol;
• Não utilize os óculos como “tiara”.

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem