Matéria - Computador aumenta risco de miopia na infância

A miopia é uma das principais questões da saúde pública na atualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de míopes dobrou nos últimos anos e o Brasil acompanha a tendência internacional.

Um estudo com 360 crianças, de 9 e 13 anos de idade, que usavam até 6 horas ininterruptas o computador ou videogame revelou que 21% das crianças apresentaram miopia, contra a prevalência de 12% apontada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Assim como acontece com adultos, o uso intensivo de tecnologias na infância causa stress ocular.

A síndrome da visão no computador está relacionada à uma dificuldade temporária de enxergar de longe. A alteração pode durar meses ou se tornar um mal permanente caso os hábitos não sejam modificados. O recomendável para manter a saúde ocular das crianças é descansar de 15 a 30 minutos a cada hora de vídeo game ou navegação pela Internet. Nas férias, os pais devem redobrar o monitoramento dos filhos em frente aos equipamentos.

Outra evidência de que o esforço visual para perto está relacionado à miopia é o aumento do grau entre adultos que passam muitas horas estudando para vestibular ou concursos. É diferente da criança, porque na infância nossos olhos têm maior capacidade de recuperar o poder de acomodação.

A miopia é um vício de refração da luz em que as imagens são formadas na frente da retina fazendo com que as imagens distantes fiquem desfocadas. Pode ser hereditária ou causada por fatores ambientais como medicamentos, alimentos e telas dos equipamentos.

 

Fonte: ricadomartin.com

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem