Segundo informações do Simepar, desde o dia 25 de julho que não chove em Curitiba, sendo a maior estiagem vista neste ano, com isso, também foi registrado que a umidade relativa do ar está em 46%, sendo considerada como um volume médio. Fatores como a falta de chuva e a baixa umidade podem ocasionar a Síndrome do Olho Seco, que é consequente da sensibilidade dos olhos.

ID-10018042Com base nas indicações do oftalmologista Dr.Geraldo Canto, da clínica Canto, aproximadamente, 25% dos pacientes que estiveram no seu consultório, se queixam desse problema neste período do ano. Os sintomas mais comuns são: sensação de cisco no olho, ardor, queimação, embasamento, sensibilidade à luz, visual e olhos vermelhos.

Outro sintoma é o lacrimejamento excessivo que está relacionado com a qualidade da lágrima produzida pelo olho que quando não apresenta uma boa qualidade, o organismo reage, produzindo mais lágrimas.

Segundo relata a Dra. Ana Paula Canto, também oftalmologista da Clínica, a ausência de ventilação nos ambientes e a proximidade com outras pessoas são outros elementos que acarretam a sensibilidade nos olhos e possibilitam o ressecamento do olho. O uso excessivo de computadores, poluição e até algumas medicações também podem ocasionar o olho seco.

Essa doença é motivada pelo baixo volume na produção de lágrimas ou por uma disfunção, que fomenta má qualidade da lágrima, conforme ressalta a doutora. Ela informa que o tratamento do olho seco pode ser feito com a utilização de colírios ou gel, higiene das pálpebras, dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas, correção cirúrgica das pálpebras e medicamentos anti-inflamatórios.

Ela orienta ainda que devemos piscar os olhos com frequência, evitar ambientes com ar-condicionado, aquecedores, fumaça e poluição ou usar umidificadores de ambiente também auxiliam no tratamento e na prevenção da doença.

Por fim, ambos indicam que para que essa doença não cause um incomodo, é recomendado que as pessoas procurem dormir em ambientes ventilados e umedecidos, evitando ambientes climatizados e com poeira.

Fonte: Bonde

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem