velocidade-do-espirro

Após realizar um gesto rotineiro de assoar o nariz, uma mulher de 32 anos na Inglaterra deu entrada no Hospital Leicester Royal Infirmary e, devido a pressão que foi feita com a realização desse gesto os olhos dela incharam tanto ao ponto de ficarem do tamanho de bolas de golfe. E, de acordo com os médicos, caso esse ferimento não fosse tratado a tempo a paciente poderia perder a visão visto que esse inchaço iria danificar para sempre o seu nervo ótico.

Após exames feitos na paciente que não teve sua identidade revelada, foi diagnosticado que os seus olhos apresentavam uma condição chamada de enfisema orbital, que resulta da penetração do ar entre os tecidos que ficam em volta dos globos oculares. Além da sequela nos olhos, a mulher sofreu também uma fratura no nariz que não se sabe se este problema foi ocasionado pelo ato da mulher assoar o nariz ou se já era uma condição pré-existente.

Registrado na publicação especializada British Medical Journal (BMJ), e surpreendendo o corpo médico, o caso foi comentado como os que costumam estra associados a algum tipo de trauma. E, em relação a paciente, ela foi tratada com o uso de antibióticos na tentativa de reduzir o inchaço dos olhos que, em alguns casos, pode durar até duas semanas.

De acordo com o corpo clínico do hospital, esse enfisema orbital é mais comum em pessoas que sofrem batidas na cabeça ou no rosto, e em quem também passa pela manobra de Valsava, que é quando se exala forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio — como quando sentimos os ouvidos se fecharem em uma viagem ao litoral, por exemplo.

Fonte: R7

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem