a617bc86f9235540b0d60b9f8d761a2e

Sendo ocasionada pelo vírus varicela zoster, que também é o causador da catapora, a herpes zoster é uma doença que geralmente é ocasionada em pessoas que já tiveram catapora, tendo a maioria dos casos diagnosticados em pessoas com idade a cima de 50 anos. Sendo ocasionada a partir de uma reativação do vírus que estava encubado em pessoas que contraíram catapora na infância, essa doença, de acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, tem uma relação direta com o envelhecimento, estresse, queda da imunidade, fadiga e má alimentação.

Em relação aos sintomas do herpes zoster, que podem ser diagnosticados com clareza, são: surgimento de pequenas bolhas bastante doloridas ao redor dos olhos, que seguem a direção do nervo e contém um líquido com o vírus; Inchamento e caimento das pálpebras; pode ocorrer conjuntivite; diminuição da sensibilidade; inflamação e afinamento da córnea, inflamação do corpo ciliar e da íris (parte colorida do olho).

Como recomendação para que sejam evitadas as sequelas visuais, recomenda-se, assim que aparecerem os primeiros sintomas da doença, seja procurado um oftalmologista. De acordo com Queiroz Neto, “Pessoas medicadas em até 48 horas após o aparecimento têm boa recuperação visual”. A respeito do tratamento, são utilizados antivirais, analgésico e antibiótico de 5 a 12 dias, conforme a gravidade de cada caso e conforme prescrição médica.

Queiroz Neto ressaltou ainda que diferentemente do herpes simples, o zoster não volta a aparecer. Após as bolhas secarem, isso mostra que o vírus foi eliminado, conforme relatou o oftalmologista e, como forma de acelerar o processor de recuperação da doença ele recomendou alguns cuidados como:

– Lavar as mãos sempre que tocar a área afetada.

– Aplicar compressas de gaze embebida em água fria reduz o desconforto.

– Não compartilhar toalhas e fronhas.

– Evitar coçar os olhos.

– Consultar um oftalmologista aos primeiros sintomas.

 

Como forma de prevenção o médico recomenda que sejam consumidos alguns alimentos que ajudam a melhorar a imunidade como: Carne, peixes, ovos, leite, queijo, iogurte, tomate, morango, ostras e salmão.

 

Fonte: pravda.ru

 

 

Categories: Uncategorized

Comentários no Facebook

  • Deixe seu comentário

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Fone (*)

    Assunto

    Sua mensagem